Informação + Conhecimento

Informação + Conhecimento

terça-feira, 29 de julho de 2014

Como a reciclagem está alimentando cães de rua em Istambul




A companhia turca Pudgeon lançou uma iniciativa bem bacana em Istambul: uma máquina colocada no centro da cidade estimula que passantes joguem garrafas e outras embalagens plásticas em seu interior. Mas não é apenas isso: a cada garrafa jogada, a máquina libera uma porção de ração - aproveitada pelos vários cães de rua de Istambul.

E sobrou um restinho de água naquela garrafa? O líquido também é depositado na máquina e colocado em um bebedouro para os animais.



Segundo o site DW, Istambul tem cerca de 150 mil cães e gatos de rua.


 
Fonte: Buzzfeed / Tradução: Luciana Galastri da Revista Galileu.

Por Sami Main da BuzzFeed
Lixo & Reciclagem
portaldomeioambiente.org.br

Vulnerabilidade no Android pode afetar até 82% dos usuários

Um grupo de pesquisadores do Bluebox Labs descobriu uma vulnerabilidade bem grave no sistema operacional Android. Trata-se de uma falha que está sendo chamada de Fake ID e que permite que usuários mal intencionados se aproveitem de um bug no sistema de assinaturas criptográficas de aplicativos, conseguindo assim burlar certificados dentro dos aparelhos. E o pior: segundo os pesquisadores, isso pode afetar até 82,1% dos consumidores de Android.
Isso acontece porque essa é a quantidade de pessoas que utiliza o sistema operacional entre as versões 2.2 e 4.4 — as que podem ser afetadas pela vulnerabilidade. Mas como exatamente isso pode nos afetar? O Fake ID permite que certificados falsos possam ser identificados como verdadeiros pelos verificadores internos, graças ao número limitado de checagens que são feitas pelo Android. Ou seja: é como se um adolescente tentasse entrar na balada com a identidade de outra pessoa e o segurança não olhasse direito para o documento.
Nas demonstrações da falha, o Bluebox Labs utilizou certificados da Adobe para validar aplicativos maliciosos — não criados pela mesma empresa, é claro — em verificadores originais do sistema operacional. Isso se mostrou ainda mais grave quando os pesquisadores mostraram que é capaz até mesmo de abusar dos verificadores de certificados NFC para ter acesso indiscriminado ao Google Wallet — o que pode resultar em perdas financeiras.


 
Segundo o The Guardian, a Google já lançou atualizações de correção para as empresas parceiras do Android e do Android Open Source Project, mas ainda não é possível dizer quantos consumidores foram beneficiados por ela até o momento. Em suma, é importante saber que a vulnerabilidade ainda está ativa e que ela pode afetar usuários do Android 2.2 ao 4.4.


Fonte(s) 
The Guardian

Imagens 
The Guardian

 

quarta-feira, 16 de julho de 2014



A história da jovem Internet


história da internetA rede mundial de computadores, ou Internet, surgiu em plena Guerra Fria. Criada com objetivos militares, seria uma das formas das forças armadas norte-americanas de manter as comunicações em caso de ataques inimigos que destruíssem os meios convencionais de telecomunicações. Nas décadas de 1970 e 1980, além de ser utilizada para fins militares, a Internet também foi um importante meio de comunicação acadêmico. Estudantes e professores universitários, principalmente dos EUA, trocavam idéias, mensagens e descobertas pelas linhas da rede mundial.
Foi somente no ano de 1990 que a Internet começou a alcançar a população em geral. Neste ano, o engenheiro inglês Tim Bernes-Lee desenvolveu a World Wide Web, possibilitando a utilização de uma interface gráfica e a criação de sites mais dinâmicos e visualmente interessantes. A partir deste momento, a Internet cresceu em ritmo acelerado. Muitos dizem, que foi a maior criação tecnológica, depois da televisão na década de 1950.
A década de 1990 tornou-se a era de expansão da Internet. Para facilitar a navegação pela Internet, surgiram vários navegadores (browsers) como, por exemplo, o Internet Explorer da Microsoft e o Netscape Navigator.O surgimento acelerado de provedores de acesso e portais de serviços on line contribuíram para este crescimento. A Internet passou a ser utilizada por vários segmentos sociais. Os estudantes passaram a buscas informações para pesquisas escolares, enquanto jovens utilizavam para a pura diversão em sites de games. As salas de chat tornaram-se pontos de encontro para um bate-papo virtual a qualquer momento. Desempregados iniciaram a busca de empregos através de sites de agências de empregos ou enviando currículos por e-mail. As empresas descobriram na Internet um excelente caminho para melhorar seus lucros e as vendas on line dispararam, transformando a Internet em verdadeiros shopping centers virtuais.
Nos dias atuais, é impossível pensar no mundo sem a Internet. Ela tomou parte dos lares de pessoas do mundo todo. Estar conectado a rede mundial passou a ser uma necessidade de extrema importância. A Internet também está presente nas escolas, faculdades, empresas e diversos locais, possibilitando acesso as informações e notícias do mundo em apenas um click.

A febre das redes sociais

A partir de 2006, começou uma nova era na Internet com o avanço das redes sociais. Pioneiro, o Orkut ganhou a preferência dos brasileiros. Nos anos seguintes surgiram outras redes sociais como, por exemplo, o Facebook e o Twitter.

Os sites de compras coletivas

A partir de 2010, um novo serviço virou febre no mundo da Internet. Conhecidos como sites de compras coletivas, eles fazem a intermediação entre consumidores e empresas. Estes sites conseguem negociar descontos para a venda de grande quantidade de produtos e serviços. Os consumidores compram cupons com 50% de desconto ou até mais. Os sites que mais se destacam neste segmento são: Peixe Urbano e Groupon.
Você sabia?
- Os browsers (navegadores de Internet) mais usados na atualidade são:
- Internet Explorer
- Firefox
- Ópera
- Google Chrome


Fonte: SuaPesquisa.com

Lista divulga os 10 smartphones mais vendidos no mundo em maio de 2014

Lista divulga os 10 smartphones mais vendidos no mundo em maio de 2014

De acordo com a Counterpoint, uma empresa de Hong Kong que faz pesquisas de mercado, o iPhone 5S foi o smartphone mais vendido do mundo durante o mês de maio, mantendo sua liderança desde o final de 2013. Segundo o relatório, o Samsung Galaxy S5, lançado em abril, ocupou o “distante segundo lugar”.
Contudo, a Samsung ainda é a vencedora no geral, uma vez que tem quatro dispositivos no Top 10 de vendas de maio: o Galaxy S4 esteve em terceiro lugar, o Galaxy Note 3 esteve em quarto, o Galaxy S4 mini ocupou a oitava posição e o Galaxy Grand 2 foi o décimo mais vendido.

Os demais concorrentes

O iPhone 5c e o  iPhone 4S da Apple ocuparam o quinto lugar e sexto lugar, respectivamente. Apenas mais uma empresa que integrou o Top 10, a Xiaomi, que continua a vender bem o seus razoáveis celulares Mi3 e Hongmi Redrice — eles ocuparam o sétimo e o nono lugar, respectivamente.
Aparentemente, o Xperia Z1 da Sony quase entrou na lista também, mas acabou sendo incluído no Top 20, ao lado do Motorola Moto G, Huawei Honor 3C, LG G2 e outros smartphones que não tiveram seus modelos divulgados.


Os relatórios da Counterpoint são baseados em informações coletadas de 35 países e incluem dispositivos que foram vendidos, não apenas mandados para as lojas. Infelizmente, a empresa não oferece os números exatos das vendas, apenas as posições dos aparelhos — que você pode ver de forma mais clara na tabela acima.
 
Fonte(s)
Imagens
 Matéria de TecMundo.com.br

 

terça-feira, 15 de julho de 2014

Lente de contato inteligente desenvolvida pelo Google para controle da diabetes.

 

O laboratório farmacêutico Novartis anunciou nesta terça-feira parceria com o Google para utilização da lente de contato inteligente desenvolvida pela empresa para controle da diabetes. Uma vez colocado no olho, o dispositivo usa as lágrimas do usuário para monitorar a quantidade de glicose presente em seu sangue.

"Queremos combinar a tecnologia avançada deles e nossos conhecimentos em biologia para responder a necessidades médicas não supridas", declarou Joseph Jiménez, diretor geral da Novartis.

A ideia da parceria é ir além da medicina tradicional para compreender e tratar doenças a partir da tecnologia. Em comunicado, a Alcon, a filial da Novartis, afirma que o projeto do Google pode revolucionar o atendimento médico ocular.
A lente é composta por um chip wireless e um sensor miniaturizado de glicose prensados entre duas camadas de material gelatinoso. O dispositivo ainda deve ser equipado com um LED que emitirá sinais sempre que houver alteração no nível de glicose.


Postagens populares